estou financiando minha casa já encontrei quem vai comprar e fui ate ver um terreno para comparar e como garantia quem comprou minha casa deu um sinal e dei tb um sinal do terreno,mas acontece que na hora de ver as papeladas da casa a planta esta completamente errada nas medidais do terreno e vice-versa o pedreiro culpa o engenheiro e os dois ficam so empurrando um para o outro so que na hora de construri o engenheiro nao acompanhou aobra e nem veio ver se estava correto nem para fazer a palnta certa o que posso fazer.
Pirmeiramente, busque o CREA, para te orientarem na solução desse empasse entre pedreiro e engenheiro. Melhor informada sobre "qual dos odis deve ser cobrado" nessa questão, busque uma solução junto a ele de forma já argumentada. Não resolvendo, procure a justiça. A sua solução deve começar por aí...
comprei um apto em junho/09 e assinei o contrato de compra e venda no dia 26/07/09, dei um sinal e como precisa mudar com urgenci pois tinha vendido o meu imovel o proprietario, mediante o sinal, me entreou as chaves e demos entrada no financiamento, porém, o cartorio que eu vendi o imovel demorou para dar baixa na matricula e isto atrasou toda a documetnação na CEF, qdo foi liberado no cartorio por volta do mes de setembro, a gerencnte que cuidava da minha documetnação saiu de ferias, entrou outra que deu andamento, qdo a gerente voltou, a caixa entrou em greve e neste meio termo o proprietario q mora fora do Brasil ficou aguardando, e no mes de dezembro houve outra mudança de gerente, bem, somente no dia 10/02/10 a caixa nos chamou para assinar, só que op proprietario desistiu da venda por causa da demora e tbm pq veio ao Brasil para resolver isto e acabou não assinando o contrato. Pergunto, o que eu faço, pois ele alega que o imovel valorizou e não quer vender mais, e também não quer me devolver o dinheiro da entrada, eu não tenho interesse em desistir do imovel, pois já estou morando nele e assumi todas as despesas do mesmo assim que entrei. Me ajudem, não sei qual caminho tomar. Informo também que no contrato de compra e venda não existe nenhuma clausula de arrependimento, e ainda pra ajudar o corretor contratado pelo vendedor que intermediou a venda era falso, ele não é registrado no CRea, e foi eu quem descobri, só que o mesmo já recebeu a comissão pela venda. O que posso fazer, pois já até matriculei minha filha na escola proximo de casa, e não tenho como procurar outro local, visto que ele não quer devolver o valor da entrada.
Para começar, vc terá de constituir um advogado especializado em assuntos internacionais, pois o seu problema como um todo não pode ser considerado e regido apenas pelas leis daqui... visto que o comprador não mora no país.
Feito isso, abra processo junto ao Ministério Público FEDERAL contra a cx econômica - alegando prejuízos financeiros/danos morais, tudo causado em função da demora, greve e outras demais coisas que vc citou que por meio da cx, atrasaram a conclusão do negócio. Vc tem um ponto a seu favor: Hoje, qualquer processo pode ser iniciado na instância requerida pela sua importância - traduzindo: vc não precisará começar em primeira instância; vai fazê-lo na instância que seja preciso para a solução do problema (ou seja, a lei está um pouco mais rápida e eficiente - lembre o seu advogado sobre isso). Não sou um bom entendedor de leis, mas pelo que vejo, sua solução deve começar por aí...
um pouco, pois acho que vc nção entendeu uma coisa, no caso a compradora sou eu, e quem mora fora do país é o vendedor. Pergunto: mesmo assim, tenho que procurar este advogado especializado???
Sim... porque toda a conjuntura do problema não se encontra apenas dentro do país. Mas caso queira, O JUIZADO ESPECIAL DAS RELAÇÕES DE CONSUMO pode te dar maiores e melhores informações sobre isso, antes de vc entrar na justiça.
Fabiana: Informei isto a vc porque, se no decorrer da solução procurada por vc - por exemplo, buscar a justiça, e chegue ao ponto em em a presença desse vendedor se fizer necessária aqui, vc terá de entrar em contato com o consulado do país ao qual ele se encontra; e nesse caso, um advogado especializado em causas internacionais pode, por estar mais afinado na área, eliminar o que for possível para que se solucione o problema mais rápido...