Olá pessoal. sou novo no fórum e entrei porque gostaria de alguns esclarecimentos sobre caução. Estou a ponto de financiar um imóvel pela CEF e me solicitam um valor de caução correspondente a 5% do valor total do imóvel, porém não entendi exatamente pra q serve. Em que é usado esse dinheiro? Terei direito à devolução do mesmo? Sou obrigado a pagar esse valor mesmo pagando entrada? Agradeço se puderem tirar minhas dúvidas. Obrigado!
Bem.... Quando eu era pequeno, causão servia para vestir... Na verdade, ainda não tinha visto tal palavra no contexto imobiliário. Entretanto, diante da situação que vc fala, está parecendo ser uma espécie de tx de administração disfarçada-e nesse caso vc não reembolsaria tal valor novamente...
Uma pessoa ficou interessada de uma casa q tenho para alugar. Ela dêu a cauçao, no valor R$ 550,00, eu fiz um recibo dá caução. Preparei o contrato pra ela assinar, depois de 10 dias ela disistiu do aluguel. Agora ela quer que eu devolva a caução.Eu disse prá ela que devolvo a metade dá cauçao, será que estou certo????? Aguardo resposta.
Vc pode achar o esclarecimento que procura no "códig civil", na parte onde há as Leis que regem as relações de compra e venda. Vc pode inclusive baixá-lo da net. Ou ainda bucar essa reposta junto ao JUIZADO ESPECIAL DAS RELAÇÕES DE CONSUMO.