País: Brasil Portugal
Ainda não iniciou sessão (Inicie sessão ou cadastre-se)

Powered by V a n i l l a

• sucram
    • 23 December 2009 editado
     # 1
    Bom dia.

Contratei uma empresa para construir a minha casa. Eu me mudei em março desse ano. Agora em dezembro a fossa transbordou. A construtora me disse que pode ser que o terreno não tenha absorvido corretamente a agua e que talvez vá ser necessário fazer um dreno e que é pra mim esvaziar a fossa(que me custa R$200.00) para eles analisarem o que deve ser feito. Uma outra questão que eles falaram é que pode ter uma fonte de agua. Ai eu pergunto é normal a fossa encher com 7 meses de uso? Esse custo de R$200.00 deve ser pago por mim? A casa não tem nenhum tipo de garantia quanto a este tipo de problema? Se existe uma fonte de agua, isso não deveria ter sido analisado antes de construir a casa no terreno? É um terreno só que foi desmembrado em 3...e fizeram 3 casas, sendo que só na minha ocorreu este problema.

Eu li em algum lugar que a casa tem 5 anos de garantia. Essa garantia cobre esse tipo de problema tb? Caso eles digam que eu que tenho que pagar...a quem devo recorrer? Ao CREA?

Por favor se alguem puder opinar eu agradeço
    • Roney
    • 24 December 2009
    •   (membro com 12 agradecimentos)
     # 2
    Para começar, quem executou o serviço de construção foi uma construtora, não um autonomo (que certamente iria acertar valor do serviço e executar a obra...). De cara, ela deveria fazer um estudo do terreno a fim de evitar posteriores dúvidas como essa ("pode ter uma fonte de água..."), se ela está alegando isso agora, é porque essa avaliação não foi feita no inicio da obra - isto já é um recurso a seu favor, inclusive na justiça se for preciso ir...
    Segundo, normalmente uma fossa séptica só tem a possibilidade de transbordar quando:

1- For feita em tamanho incoerente com a quantidade de pessoas do imóvel, e mesmo assim, raramente em um tempo tão curto. (Nesse caso pode sim haver uma fonte).
    2-Quando a fosa for feita sem "sumidouro", uma espécie de aparato em forma de parede vazada que fazuma divisão interna p remanejar os detritos.... Um tempo enche um lado, outro tempo, outro lado...
    E ainda assim, em qualquer das situações, não é normal que apareça problema com a fossa tão rápido.
    Em terceiro lugar, sobre o dreno vc tem 2 caminhos:
    -Ou pagar o dreno e depois do resultado da avaliação da construtora, pedir o ressarcimento atualizado na justiça. Ou ir direto a justiça com a construtora a fim de que o reparo do problema sedja feito por completo, inclusive o dreno. No mais, todo imóvel tem sim garantia, eu só não sei precisar quanto tempo é, exatamente, mas note que até eletrodomésticos têm e é 1 ano. No caso de um imóvel deve ser de 1 a 5 anos...
    Essa última informação, vc pode buscar no código civil ou juizado das relações de consumo.
    • Roney
    • 24 December 2009
     # 3
    Ajudou???!!!
    • Roney
    • 28 December 2009
     # 4
    E aí? desistiu de tentar pegar a informação que procurava?

0.0234 seg. V