Olá Pessoal! Fiz uma sondagem no meu terreno, com 3 perfurações. A primeira furação deu 4.7 m até encontrar rocha, a segunda 5.5m e a terceira 6.5m. o terreno em no topo de um morro, onde já tem muitas casas. É tambem com um leve declicio. Ainda não veio o resultado do laudo da sondagem, mas já quero trocar uma idéia com vocês.
Não entendo nada de construção, tenho uma noção bem básica mesmo. Na casa ao lado do terreno, falei com o antigo dono e ele fez com micro estacas, só que, a casa dele tem MUITAS rachaduras nas paredes, enormes.
Alguem tem noção do que seria melhor para essa situação? A casa terá 3 andares, garagem, sala/cozinha, e 3 quartos. Total de 202 m2.
No local vazio que essa foto mostra é que será construída a sua casa? A inclinação que vc fala é o que aparenta aí? (ou seja + alto p o fundo e + baixo p frente? Outro detalhe: Após aquele muro no fim do terreno mostrado há um declínio acentuado (o terreno afunda depois dele?)... Não sou engenheiro amigo, sou técnico, mas pelo que percebo, dentro destas condições e levando em consideração que o imóvel terá apenas 3 andares, se vc não pretender aumentar verticalmente o imóvel no futuro - use perfil de aço (perfil em H), na estrutura principal, que sustenta bem essa quantidade de força-peso e torção... e sua montagem pode agilizar a parte estrutural da obra... Se vc vê, ainda que ao longe, a possibilidade de aumentar verticalmente o imóvel, use concreto armado - que tem maior capacidade de sustentação de peso e fprças de torção que o aço... apesar de fazer a obra demorar um pouco mais... nesse caso, colunas de até 20/30 (as principais de apoio) resolveriam seu problema. Eu também tive um problema semelhante aqui...
Você fala que vê na casa dos vizinhos perto de onde construirá sua casa, "muitas rachaduras"....
Nem toda vez que uma parede chega a apresentar rachaduras ou fisuras, quer dizer que a estrutura de apoio (como vigas e colunas) podem estar comprometidas... Elas podem também apresentar tais defeitos, por falta de uma proporção adequada e uniforme de massa - ou ela fica excessivamente forte e trinca pela ação do sol (eu estou com um problema desse aqui), ou fica fraca e se solta... Portanto, nem tudo o que você vê por aí, ao redor quer dizer PROBLEMA... Eu poderia te dar boas orientações se pudesse acompanhar sua obra... Mas não sei se isso é possível.
bom dia! o terreno é mais alto na frente(entrada) e mais baixo no fundo, próximo ao muro da foto. A casa ao lado esquerdo que comentei que tem umas rachaduras.
Pela empresa que fez a sondagem, eles indicaram tubulão, mas o custo é muuuuito alto. O engenheiro responsavel pela obra esta estudando a possibilidade de fazer "sapata corrida". Micro estaca não é indicado, pois nao iria passar de 3m as estacas... :(
Antes de qualquer outra coisa, seria necessário saber "quanto tem de inclinação no fundo do terreno em relação a frente... Tem + de 1m?.. Veja aqui na minha situação: eu tinha um quintal pequeno (4,20x5) em um terreno total de 5x15m, com uma inclinanção de 1,2m... Quando fui reformar meu imóvel, fiz avaliação do solo, descobrindo que havia solo firme há 1m, porque, durante outros donos, meu terreno já havia sido escavado e trabalhado. Dessa forma, foi necessário apenas sapatass de 1m p as colunas de apoio, sendo que toto o quintal iria subir 1,4m (0,2m a mais do que o que já existia na ocasião). Ou seja, TODAS as colunas dce apoio desse pequeno quintal com apenas 21,00m² estão há 2,40m da superfície que hoje utilizo. E mesmo sendo só 21,00m², são 13 colunas que o apoiam....
Nesse caso, vc poderia avaliar com o eng. a possibilidade de se colocar as sapatas corridas ou as normais até a profundidade segura indicada pela avaliação. O que convêm ressaltar é a amarração entre os pilares e vigas, porque isso é o que mais contribui p falhas em estruturas - não estando devidamente amarradas-e consequentemente com o peso uniformemente bem distribuido, tenderá a aparecer problemas mais cedo.