Olá Pessoal! Fiz uma sondagem no meu terreno, com 3 perfurações. A primeira furação deu 4.7 m até encontrar rocha, a segunda 5.5m e a terceira 6.5m. o terreno em no topo de um morro, onde já tem muitas casas. É tambem com um leve declicio. Ainda não veio o resultado do laudo da sondagem, mas já quero trocar uma idéia com vocês.
Não entendo nada de construção, tenho uma noção bem básica mesmo. Na casa ao lado do terreno, falei com o antigo dono e ele fez com micro estacas, só que, a casa dele tem MUITAS rachaduras nas paredes, enormes.
Alguem tem noção do que seria melhor para essa situação? A casa terá 3 andares, garagem, sala/cozinha, e 3 quartos. Total de 202 m2.
No local vazio que essa foto mostra é que será construída a sua casa? A inclinação que vc fala é o que aparenta aí? (ou seja + alto p o fundo e + baixo p frente? Outro detalhe: Após aquele muro no fim do terreno mostrado há um declínio acentuado (o terreno afunda depois dele?)... Não sou engenheiro amigo, sou técnico, mas pelo que percebo, dentro destas condições e levando em consideração que o imóvel terá apenas 3 andares, se vc não pretender aumentar verticalmente o imóvel no futuro - use perfil de aço (perfil em H), na estrutura principal, que sustenta bem essa quantidade de força-peso e torção... e sua montagem pode agilizar a parte estrutural da obra... Se vc vê, ainda que ao longe, a possibilidade de aumentar verticalmente o imóvel, use concreto armado - que tem maior capacidade de sustentação de peso e fprças de torção que o aço... apesar de fazer a obra demorar um pouco mais... nesse caso, colunas de até 20/30 (as principais de apoio) resolveriam seu problema. Eu também tive um problema semelhante aqui...
Você fala que vê na casa dos vizinhos perto de onde construirá sua casa, "muitas rachaduras"....