Ola boa tarde, queria uma dica pois acabo de comprar um lote e pretendo começar a construir porem nao sei nada a respeito como faço para ficar com minha construção (obra) toda legalizada junto a prefeitura de minha cidade Gov Valadares - MG, sei de inicio que o certo e contratar um engenheiro/arquiteto, mas queira ter um ideia de quais são os processos pois tive um amigo que assim como eu não sabia de nada e acabou pagando mais caro, foi vitima de um mal profissional que aproveitou de sua inesperiencia
Situações dessa natureza mudam muito de município para município. Fora a tx do crea, que é obrigatório pagar em todos os estados, mas que o valor não é o mesmo de estado para estado; tem-se as txs da prefeitura - que é livre em legislação para cobrar o valor que acha, ou seja, iso não é tabelado.
Aqui no Ma, para construções de até 80,00m², o crea aceita um técnico em lugar de um eng.; entretanto, esse pode não ser o caso do seu município. De modo geral fica isso: -txs do crea -txs da prefeitura (licença para construção, normalmente com prazo de validade de 6 meses) -mão de obra do projeto(engenheiro).
Obrigado vc tem algum site onde posso ver dicas legais ou fazer esboços de construção, pois ainda não tenho nada por isso queria ver projetos, plantas etc, a unica coisa que sei que quero um sobrado de 03 quartos sendo uma suite bem grande e uma sala de tv/som tipo uma sala de espera no 2ºpiso e ainda o meu quarto nos fundos pois o lote(06m frente e 40fundos) é em uma area alta e de la vejo quase toda a cidade o ruim é que o mesmo ficara exposto ao sol a parte da tarde que em minha cidade é facil atingir 40º tem alguma dica como unir o util ao agradavel
Sobre os 40º, não se incomode, vc não é o único...
Sobre os exemplos que vc pediu, uma boa maneira de solucionar seu problema, logo de cara, seria baixar o sweet home (doce lar), programa de fácil manuseio, em português, que te dá a possibilidade de fazer a casa da maneira que quizer, dentro da área que vc tem - que sinceramente falando, não é pequena.
Minha casa mesmo tem +- as mesmas coisas que vc citou, só que c/ uma sala de jogos em lugar de três quartos. mas tem a suíte - espaçosa como vc imagina (30,00m²), que ora, enquanto não está totalmente mobiliada, faço de escritório.
Só tem uma diferença: meu terreno só tem 5x15... Grande não?
Mas bem, como falei, esse programa pode te ajudar muito. Boa sorte! Me retorne posteriormente informando o resultado.
Valeu por enquanto Roney, fiquei um pouco constrangido em falar o tamanho do quarto , mas pelo que entendi é mais ou menos o tamanho que precisamos, estarei baixando o site.
Constrangido porquê? A ABNT, não recomenda valores máximos de cômodos em nenhuma situação. Ela recomenda sim, valores mínimos (quee para quartos comuns são 2,70 x 2,70), ou seja, maior que esse valor será confortável e sem problema do ponto de vista técnico-estrutural, mas menor que esse valor o CREA BARRA a obra, ou não aprova o projeto em qualquer lugar do país.