O usual ao que parece é concretar as vigas junto com a laje, mas tem também as lajes somente apoiadas, já nas vigas prontas. E tem também um meio termo onde as vigas deixa amostra os ferros negativos para engastar na laje, este é que me interessa, pois posso encher as vigas primeiro e depois engastá-las somente na parte superior. Não sei se fui claro, mas quero saber se fica seguro, vez que terei de colocar outros ferros para os momentos negativos.
Fica seguro sim. Mas não recomendaria fazer a viga com trilhos menores que 8/20; haja a vista que parte do ferro ainda vai ficar esposta para esperar a lage para completar a amarração. E o serviço fica bom
Não entendi essa relação 8/20, seria a altura da armação da viga ou altura dos trilhos da laje? Vou usar laje treliça com trilho de 8 + capa de 4 cm dando um total de 12 cm e a viga terá altura de 50 por 15 cm de largura, tendo ferros positivos de 12,5 mm e negativos de 8 mm Outra coisa, a viga terá ferros negativos (no pilar e nos cantos) esses ferros podem ser colocados na parte exposta ou na parte já concretada, ligeiramente a baixo da linha do concreto.
falava de 8/20 como sendo largura boa a respeito do estribo que daria forma a viga (no mínimo, mas não se preocupe, na sua situação vc vai fechar a viga com 50 de altura, com certeza irá precisar de um estribo de maior tamanho, era a isso que me referia, por questão de segurança), pois é rotineiro por aqui, ver vigas em vãos pequenos, de 10 ou 15m², colocar uma viga fina (economia de material). Quando na verdade, o caminho não é esse.