País: Brasil Portugal
Ainda não iniciou sessão (Inicie sessão ou cadastre-se)

Powered by V a n i l l a

• Aguinaldo
    • 19 May 2010
    •   (membro com 1 agradecimentos)
     # 1
    O usual ao que parece é concretar as vigas junto com a laje, mas tem também as lajes somente apoiadas, já nas vigas prontas.
    E tem também um meio termo onde as vigas deixa amostra os ferros negativos para engastar na laje, este é que me interessa, pois posso encher as vigas primeiro e depois engastá-las somente na parte superior. Não sei se fui claro, mas quero saber se fica seguro, vez que terei de colocar outros ferros para os momentos negativos.
    • Roney
    • 20 May 2010
    •   (membro com 12 agradecimentos)
     # 2
    Fica seguro sim. Mas não recomendaria fazer a viga com trilhos menores que 8/20; haja a vista que parte do ferro ainda vai ficar esposta para esperar a lage para completar a amarração. E o serviço fica bom
    • Aguinaldo
    • 21 May 2010
     # 3
    Roney:

Não entendi essa relação 8/20, seria a altura da armação da viga ou altura dos trilhos da laje?
    Vou usar laje treliça com trilho de 8 + capa de 4 cm dando um total de 12 cm e a viga terá altura de 50 por 15 cm de largura, tendo ferros positivos de 12,5 mm e negativos de 8 mm
    Outra coisa, a viga terá ferros negativos (no pilar e nos cantos) esses ferros podem ser colocados na parte exposta ou na parte já concretada, ligeiramente a baixo da linha do concreto.
    • Roney
    • 21 May 2010
     # 4
    falava de 8/20 como sendo largura boa a respeito do estribo que daria forma a viga (no mínimo, mas não se preocupe, na sua situação vc vai fechar a viga com 50 de altura, com certeza irá precisar de um estribo de maior tamanho, era a isso que me referia, por questão de segurança), pois é rotineiro por aqui, ver vigas em vãos pequenos, de 10 ou 15m², colocar uma viga fina (economia de material). Quando na verdade, o caminho não é esse.
    • Roney
    • 21 May 2010
     # 5
    Espero ter-me feito endender.
    • Aguinaldo
    • 21 May 2010
     # 6
    Obrigado

0.0263 seg. V