Quanto tempo tenho que fazer reparos em uma casa vendida particular? Há 04 anos terminei uma casa,muito boa por sinal,em condominio.Após 01 de estar morando nela, resolvi vender pois não acostumamos com escadas. Coloquei numa imobiliaria e a casa foi vendida rapidamente.O novo proprietário resolveu aluguar a casa e durante esse prazo de 1 ano e meio de locação os pisos da area externa se soltaram.Lógico que foram se soltando aos poucos e não foi tomado providencias o que ocasionou quebras de pisos e com a infiltração de agua foi se soltando os restos.Agora após 03 anos o proprietário quer que eu faça esse reparo? Há alguma Lei que estabeleça tempo para esse tipo de reparo ??O fato de ter alugado a casa e o inquilino não ter tomado providencias já não é suficiente para eu não fazer esse reparo ?Se o problema for que o piso era de má qualidade, quando ele comprou a casa o piso estava em ordem e não fiz isso com má fé pois não sabia que o piso poderia se soltar e até tenho documentos da imobliaria que me garante que a casa estava em ordem no momento da venda.Tenho que fazer esse reparo ???Obrigado por tudo.Um abraço.
Alguns detalhes podem lhe ajudar nessa questão: 1-Se vc ainda tiver em mãos, verifique a nota fiscal da compra desses pisos... ou na ausência dela, procure a loja e o vendedor que lhe atendeu e procure saber "QUAL O PEI DESSE PISO", pois na verdade, quanto mais alto é o número do pei de um piso, mais durável (ou de melhor qualidade) ele é.. E sendo assim, é claro que se pode dizer também o inverso: quanto mais baixo o pei do piso, menos durável ele é (de pior qualidade ou ruim), deu p entender? Ou seja, se o PEI desse piso for de 3 para baixo, é perfeitamente normal, tal situação ocorrer mesmo num período como esse de tempo...
2-Se vc tiver avaliado a questão anterior e se der conta de que o piso ERA DE QUALIDADE (pei 4 em diante), procure verificar, a distância em separação que estava entre um e outro. Pois também, mesmo o piso sendo de ótima qualidade, não adiantará nada se for mal colocado, sem levar em conta a dilatação termica do material... Ou seja TODO material (sólido, líquido ou gasoso), quando sujeito a um aumento de temperatura, também aumenta de tamanho.. E nesse caso, SE o piso mesmo sendo de qualidade, for colocado muito próximo um do outro, estará sujeito a trincas, por causa da dilatação... E também isso será um probvlema que merecerá atenção p avaliar com cautela a fim de se saber DE QUEM É A RESPONSABILIDADE numa questão como essa, mesmo porque já se passou um período..
Muito obrigado pela informação, o piso era PEI 5, mas de fundo vermelho ( barro ?? ),agora gostaria de saber desse periodo que voce mencionou no fim , há algum prazo 2 anos, 4 anos , 5 anos que devo dar assistencia? Por acaso voce conhece uma lei que aborde isso ?Se conhecer por favor me informe que serei grato por essa ajuda.Obrigado pelas informações.um abraço.
Baixe o Código Civil... Ele lhe será útil nessa e em outras questões posteriores (como problemas de direito de vizinhança). ele é dividido em partes, e claro, cada uma trata de uma coisa, procure a que trata das relações de compra e venda (e dentro dela aquisição de bens duráveis)...
Caso suas dúvidas ainda não sejam esclarecidas NELE (acho pouco provável), procure o juizado especial das relações de consumo... Ajudou???