Há um ano e meio eu comprei uma casa de um particular, e agora esta aparecendo umas manchas na pintura, de quem é a responsabilidade para arrumar eu ou de quem eu comprei.
Comprei uma casa, como o propritario morava no imovel não pude ver com detalhes da casa, apos a desocupação e entrega da residencia constatamos algumas rachaduras que se tratam de problemas estruturais e que tera que fazer alguns reforços no alicerce da casa, entupimentos nos canos e terreno fora de nivel. Gostaria de saber se ha garantia quanto a isso ja que nao foi nos dito nada sobre o problema, faz 1 mes que adquirimos o imovel, e o gasto para o conserto sera alto. o que podemos fazer com relaçao a isso, existe alguma forma de entrar em justiça para cobrar a reforma, ou ate mesmo a devolução do imovel? Grata.
Betta, pelo prazo a que vc está reclamando é longo (18 meses), a responsabilidade está mais p vc que comprou do que para quem lhe vendeu. Diante da lei (isso pode ser buscado no Código Civil), seria lógico reclamar até 90 dias, mas vc pode estar buscando a orientação de um advogado ou buscando a defensoria pública... por outro lado, não quero ser pessimista, mas já notou que em todo o país, parte do 13° é habitualmente investido em pequenas reformas em casa? Sabe por que? É porque quem fabrica, desenvolve o produto justamente a ter pouca durabilidade.... Com intenção de vender de novo o mais rápido possível...
Existe sim. Primeiramente tire fotos dos locais danificados, chame um pedreiro de confiança para avaliar o dano e orçamentá-lo. Depois disso, vá a defensoria pública ter orientação de um advogado - explique a ele que você é leiga (não entende de construção). Depois disso busque o vendedor. É bom seguir estes passos e com urgência porque ele (o vendedor) pode alegar que vc já tinha conhecimento no ato da compra - nesse caso, o advogado já estará argumentado e vc não perderá muito tempo (o tempo da garantia em reclamação se dá a partir de quando vc entrou no imóvel)... Corra, mas sem tropeçar...