Olá, comprei um apartamento há 2 anos certinho, sou sindico no meu predio, porem no muro da garagem na parte interna está com infiltração, e pedreiros e pintores viram que o problema é na tinta da má qualidade usada, e nos rufos que colocaram no muro, pois não está calafetados, orcei alguns profissionais para fazer os reparos, porem não sei se é de responsabilidade dos condominos ou do construtor fazer esses reparos. Moro no estado de SP. O que devo fazer, a quem devo recorrer.
Boa tarde!!!! Recebi um imóvel que comprei na planta em Janeiro de 2009, imóvel este financiado pela caixa e construído por uma construtora local, desde então venho tendo problemas de rachaduras em paredes, já foram feitos vários reparos, com cimento e novas pinturas porem as rachaduras acabam voltando e acho que e problema de estrutura, uma das vezes redigi um documento e levei ate a construtora senti que eles se assustaram e no outro dia estava alguém fazendo os reparos, agora novamente as paredes estão apresentando rachaduras.
No meu caso achas que devo levar na construtora ou devo procurar a caixa, pois fiquei sabendo que em certos casos a caixa ate condena o imóvel, como fico nesta situação?
Fabiotozo, vc pode buscar ajuda sobre isso junto ao código civil, pois ele é quem rege os direitos de vizinhança, além do regimento interno do seu condominio, que pode falar algo a respeito de situações assim, entretanto pelo que dá p notar, o seu reparo pode ser feito com cicatop, produto impermeabilizante com alta eficiência ou ainda manta de alumínio que oferece solução melhor ainda.
No segundo caso, fábio pla; no seu lugar levantaria uma ação contra a construtora para que a solução fosse (mesmo que mais demorada) realmente eficiente.
olá, comprei minha casa a 3 anos, construçao antiga, tenho muro na frente e no fundo, a parede da minha casa faz divisa com o corredor do meu vizinho, corredor esse que anos atrás foi aterrado, estou tendo problemas com infiltração e muito barulho, apesar de tantas tentativas ele não quer mexer em nada na casa dele, não existe muro nenhum do lado dele, gostaria de saber se existe algum codigo civil dos direitos de vizinhança que faça com que ele construa seu muro?
Sim Alemão... Existe. O texto do Código Civil é claro quanto aos direitos de vizinhança... (veja os cap. 1301; 1302;1303;1304 do CC)-Quando há uma situação na propriedade vizinha que esteja perturbando (nesse caso - o barulho nem cabe tanto argumentar... é notório..)ou pondo em risco a propriedade em questão, no caso a sua, o proprietário do terreno ao lado É OBRIGADO a fazer reparos p/ solução do problema, ou por mútuo consenso (entre vc e ele) PERMITIR QUE VOCÊ O FAÇA, MESMO QUE PARA ISSO TENHA QUE FAZER USO DA OUTRA PROPIEDADE... ELE É OBRIGADO... Mas na verdade não vale a pena discutir.. "Argumente isso com ele". Se mesmo assim seu vizinho se mostrar irredutível, leve o caso ao juizado de pequenas causas... Já nessa situação é importante que vc vá argumentado (vc certamente será questionado se já tentou solução 'pacífica' junto ao seu vizinho, e vendo isso, o processo se tornará ainda mais rápido e tenderá a seguir 'a seu favor'... Fazendo a coisa certa, no momento certo... Boa sorte!