Olà meu nome é jhony tenho uma duvida meu avô faleceu, a quinze dias eo meu pai também é falecido a 27 anos fiquei sabendo que o meu avô tem alguns bens e um seguro de vida , pelo falecimento , do meu avô eo meu pai já ser falecido eu tenho direito aos bens como herdeiro pela parte do meu pai? minhas tias não querem compartilhar os bens comigo ,elas poderiam estar mechendo nos bens e no seguro de vida sem o meu consentimento?não tenho condições para recorrer a um advogado. como devo proceder, para obter as confirmações de que eu realmente tenho parte em tudo isto,e quais são os orgãos que oferecem este tipo de serviço para quem não tem condições de pagar um advogado.
Amigo, vamos por partdes para que vc entenda melhor:
1-vc tem sim o direito de herança sobre TODOS os bens deixados por seu avô, mas respectivamente à parte que caberia a seu pai (se estivesse vivo) P/ ex: seu avô tinha 3 filhos: 1 homem e 2 mulheres (em exemplo: seu pai e 2 irmãs dele-suas tias), nesse caso TODOS OS BENS QUE VC MENCIONA deveriam ser distribuidos por 3 (o que seriam os 3 filhos de seu avô), sendo que nesse caso vc só tem direito a 1/3 (um terço) do patrimônio de seu avô: essa é a parte correspondente a seu pai, se estivesse vivo (seguindo esse exemplo, vc não menciona quantas tias tem). Ainda assim, mesmo tendo direito a este 1/3, vc ainda teria que dividi-lo em partes iguais entre seus irmãos, no caso de ter irmãos vivos.
2-O caso de suas tias não quererem partilhar o que está em questão com vc, só cabe se vc for menor de idade (estritamente nessa questão), se já for adulto, leve o caso à justiça.
3-Como vc menciona que não tem dinheiro p/ advogado, procure a 'defensoria pública estadual', vc pode obter auxílio jurídico gratuitamente.
é importante ressaltar que o tempo corre contra vc, pois pode ocorrer de quem estiver no domínio dos bens, gastá-lo antes de vc recuperar o que questiona...