Olá! acabei de comprar um terreno que mede 94,00m2 e gostaria de saber se é possível construir uma casa de dois pisos,sendo que,na parte inferior ficaria: garagem,sala de estar,cozinha,um banheiro social,aréa de serviço e na parte superior ficaria 3 quartos, dois banheiros,uma pequena varanda e uma pequena sala de estar.Agradeceria muito a ajuda de vocês, pois, não tenho noção se é possivel construir tudo isso,tendo em vista que o terreno não é muito grande.Desde já agradeço.obrigada!
SEMPRE é possível construir, mesmo em situações adversas, como um terreno pequeno - com ausência de espaço, dficuldade de mão de obra ou mesmo falta de capital, que normalmente acontece... O mais importante é fazer o bom aproveitamento do terreno, objetivo firme - a fim de não parar até que o serviço termine, e criatividade... Para fazer muito com pouco...
Aguinaldo, por gentileza de-me uma informação, o que precisamente vem a ser 'pilotis'? Talvez vc estranhe a pergunta, mas alguns termos técnicos mudam de uma região para outra... (veja por exemplo um outro tópico, em que alguém perguntava se podia construir em cima de uma casa geminada... aqui, esse tipo de construção se conhece como conjugada em vez de geminada).
Pilotis é o mesmo que palafitas, só que mais aprimorada. Quem saiu com esse idéia foi o arquiteto francês Le Corbusier segundo alguns mestre de Niemayer . São projetos para grandes terrenos,mas acho que num terreno pequeno também vai bem, fale com um arquiteto, engenheiro não sabe disso. Veja o site.
Não é o caso de saber ou não saber, arquiteto ou engenheiro, etc... é porque alguns dos termos mudam de uma determinada região p outra... em função de sua cultura, costumes e vícios de linguagem... o Brasil, mesmo grande como é, fala uma língua só. É um povo só, mas foi foi desde o começo habitado por povos de quase todas as partes do mundo, trazendo p cá costumes e culturas diferentes, miscigenando o que já existia aqui... Quer ver outro exemplo: no sudeste se conhece AÇAÍ..., aqui, se conhece JUÇARA, e são a mesma coisa, só que a cultura da região é que dá o nome diferente a determinadas coisas em uma situação ou outra... Mas obrigado mesmo assim.
Não amigo... de forma alguma me senti ofendido... fique tranquilo... só quis te explicar melhor e de forma mais clara a questão da mudança de linguagem..
Olá San, o ideal é verificar a Guia Amarela do terreno. Nela estão indicados os parâmetros construtivos (o quanto do terreno pode ser ocupado, qual a distância mínima a ser mantida do vizinho no caso de janelas, ... se há algum impedimento por alguma secretaria, como o meio ambiente). esta guia, dependendo da cidade, pode ser retirada por internet (no site da prefeitura, normalmente em urbanismo) ou diretamente na secretaria da sua cidade. Um engenheiro ou um arquiteto podem lhe explicar detalhes da guia e verificar se as medidas que você pretende construir são possíveis e como.
Neste artigo o Portal Clique Arquitetura aborda um pouco sobre legislação e guia amarela; poderá ajudá-lo: Legislação.